Biografia

Simone Sampaio é jornalista, atriz, mestre de cerimônias, empresária, filantropa, modelo e influenciadora nas redes sociais.

Nascida em Minas Gerais, já foi residente no Rio de Janeiro e hoje vive em São Paulo, cidade pela qual é apaixonada em razão de sua dinamicidade.

Representante da beleza negra e excelente dançarina, Simone tornou-se destaque no carnaval brasileiro, conquistando o título vitalício de Rainha das Rainhas do Carnaval de São Paulo.

Participou da 5a temporada do reality show "A Fazenda".

Foi assistente de palco do Programa Raul Gil (SBT), possui experiência como radialista e já apresentou diversos eventos.

Atuou nos filmes Salve Geral (Direção de Sérgio Rezende) e Vende-se (Direção de Antônio Pilar), além de ter feito participações especiais em programas e novelas da televisão brasileira.

Possui quase 230 mil seguidores em sua conta do Instagram e 46 mil seguidores no Twitter.

Hoje o movimento negro tem mais força, existe uma cobrança maior para que se fale a respeito do racismo estrutural, para que providências sejam tomadas. E o fundamental é isso: a discussão e o agir. A partir do momento que o país reconhece que é racista, ele tem chance de mudar sua estrutura.

– Simone Sampaio

Reality Show

Em 2012, Simone Sampaio participou do reality show "A Fazenda" da Record TV, ficando em 6o lugar segundo votação do público.

Em sua estreia, Simone viralizou com a frase: "Quero ser a primeira negra a vencer um reality show".

Desconstruindo preconceitos e quebrando paradigmas, a jornalista destacou-se ao protagonizar com frequência discursos abordando questões como racismo estrutural, empoderamento e aceitação, pouco discutidos na época.

Televisão

Simone já foi assistente de palco do "Programa Raul Gil", programa de auditório exibido aos sábados no SBT.

Anteriormente, trabalhava com o apresentador na antiga TV Manchete, como jornalista e entrevistadora do quadro "Divã do Raul Gil".

Simone também já participou de programas de televisão e jornais de diversas emissoras, como SPTV (Globo), Programa Eliana (SBT), SuperPop com Luciana Gimenez (Rede TV), Hoje em Dia (Record), dentre muitos outros.

Na primeira foto está Simone ao lado da equipe do Programa Raul Gil e seu apresentador. A segunda foto é um registro do Programa Eliana, no qual Simone Sampaio, Mc Kevinho e Chris Flores são convidados especiais.

Eventos

Simone Sampaio possui sólida trajetória em apresentação de eventos por todo o Brasil. A jornalista já apresentou concursos de beleza, sorteio da ordem dos desfiles das escolas de samba, corte do carnaval, entre outros. Além disso, já trabalhou como repórter de televisão e locutora de rádio.

Na foto, Simone Sampaio entrega o Troféu Raça Negra ao grande homenageado da noite, Milton Nascimento.

Ações Sociais

Simone Sampaio, que começou sua carreira como educadora infantil, hoje mantém um extenso trabalho na área social e educativa com crianças, inclusive em outros países no continente africano.

Afirma que "somente com a educação é possível transformar a realidade do mundo".

Na foto, Simone Sampaio visita e entrega materiais didáticos novos para crianças de uma escola local da Guiné Equatorial, país na África Central.

Carnaval

Simone Sampaio inicia sua trajetória no carnaval em 1995, desfilando na Vila Maria. Emocionada, conta que o ensaio acontecia na porta da sua casa e foi aí que se iniciou sua paixão pelo Carnaval.

Em seguida, foi apresentada à comunidade Nenê de Vila Matilde, tendo a honra de aprender com o baluarte maior, o senhor Nenê. Simone conta que ele foi uma verdadeira aula de dedicação e amor ao samba, pois deu sua vida pela nossa cultura.

Foi Rainha de Bateria da Nenê de Vila Matilde e Rainha do Carnaval em 1997 e 1998.

Em 2000, aconteceu um concurso em que participaram ex-rainhas, com apoio da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, e foi eleita a Rainha das Rainhas do Carnaval de São Paulo.

Já desfilou na Peruche e Mocidade Alegre, sendo convidada posteriormente pela Dragões da Real. 

O mais importante de tudo isso, foi ter tido a chance de defender uma bandeira colorida de nossa festa cultural. Tenho muito orgulho de escrever meu nome na história do Carnaval paulistano!

— Simone Sampaio